(Foto: Egnaldo Alves)
Repórter: Michelli Oliveira
 
Começou na última sexta-feira (12) mais uma edição do Comida Di Buteco, chegando a sua 20ª edição, o concurso que conquista o coração de todos, conta com centenas de participantes, estando presente em 21 cidades brasileiras. 
 
Com um prato criado exclusivamente para o concurso deste ano 20 botecos de Montes Claros estão participando desta 20ª edição do concurso. O concurso acontece até dia 05 de maio para votação do público.
 
De acordo com o site do concurso “buteco é um lugar sem sobrenome, mas com muita história. Onde não há cor, porque é colorido por natureza. Onde não existe nacionalidade, mas todos falam a mesma língua. Onde não tem preconceito religião ou profissão.
 
Onde todos falam de tudo e de todos. O buteco é um lugar onde se faz amizades e se paquera. O Buteco é cultura e cumplice”.
 
Kina do Caipirão, vencedor do Comida do Buteco de 2017 conta “eu sou muito grato pela comida de boteco, o Kina do Caipirão é um bar humilde, simples, e hoje é conhecido mundialmente por causa do concurso Comida di Buteco” diz Neto do Caipirão, dono do boteco Kina do Caipirão.
 
HISTÓRIA DO CONCURSO COMIDA DI BUTECO 
 
O concurso que nasceu em 1999 em Belo Horizonte, uma festa de final de ano  João Guimarães, proprietário da antiga Rádio Geraes, juntamente com Eduardo Maya e Maria Eulália Araújo, produtor do programa Momento Gourmet e Gerente de Marketing da rádio, decidem criar um evento na qual a cozinha raiz e de botecos de Belo Horizonte fossem valorizados, batizando de Comida di Buteco, dando assim origem ao concurso que é excluso aos botecos de todo país.
 
Na sua 2ª edição já contava com 10 botecos participantes e havia conquista público e críticos. Em 2005 com o fim da Rádio Geraes, o concurso se torna independente e nasce a empresa Comida Di Buteco Gastronômicas LTDA, conforme afirma o site do concurso. 
 
Montes Claros juntamente com as cidades Ipatinga, Poços de Caldas, Uberlândia e todas no interior de Minas Gerais, começam a participar do concurso em 2010.
 
Em 2015 o Comida Di Buteco é oficialmente um concurso nacional, tendo botecos das cinco regiões do país participando, com isso, em 2016 é realizada pela 1ª vez o titulo de Melhor Buteco do Brasil. 
 
BUTECOS E PARTICIPANTES EM MONTES CLAROS
 
Estão participando 20 botecos da cidade, com 20 pratos exclusivos para a 20ª edição. Para Jéssica Souza Silva, dona do Uai Fai Bar, que participa pela primeira vez do concurso diz que “a expectativa muito grande e uma grande satisfação participar”.
 
O prato escolhido pelo bar para o restaurante é uma mistura do doce com o apimentado “buscamos ao máximo a culinária mineira, nosso prato é composto por cubos de pernil acebolado, mandioca ao molho cheddar, molho barbecue de rapadura e geleia de pimenta”, diz Jéssica Silva.
 
Cada participante criou um prato para ser novidade em seu boteco para participar desta edição do concurso.
 
Aqueles que quiserem conhecer os petiscos criados para o concurso, podem também dar seu voto, no qual cada boteco participante conta um urna e cédulas de votação. Para votar é preciso preencher a cédula com alguns dados pessoais, e seu votar de acordo com as categorias que constam nas cédulas.
 
Apenas as cédulas que estiverem preenchidas com o número de RG serão válidas e só é contado um voto por pessoa, RG.
 
O concurso acontece até 05 de maio e após ser escolhidos os 21 ganhadores, das 21 cidades brasileiras participantes, serão enviados para cada cidade juízes para escolher o melhor Comida Di Buteco do Brasil.