(Foto reprodução rede social PMMG)
Repórter: Jardel Gama
Edição: Silvana Miranda
 
    Duas pessoas tiveram suas vidas ceifadas no feriado prolongado de carnaval deste ano, na Região. Comparando com o período de folia de 2018, houve redução de 50 %.  No mesmo intervalo do ano passado, foram 4 homicídios consumados. Também caíram pela metade o número de tentativas deste tipo de crime, sendo registrados 3 em 2019 e, 6 em 2018. 
 
Roubos a mão armada, 70,59% a menos, neste ano. Foram 5 em 2019, contra 51 em 2018. Já a quantidade de furtos (sem uso de armas) reduziu para 74,49%, sendo 149 crimes desta natureza  em 2018 e 15, neste carnaval do Norte do estado.
 
Na Operação Carnaval 2019” da 11ª Região de Policia Militar, em toda a sua área de atuação, em 77 municípios do Norte de Minas, foi empenhada uma média diária de 1.300 (um mil e trezentos) policiais militares, com reforço, inclusive dos que atuam na atividade administrativa. A ação foi no período de 01 a 06 Março.  O  Comando Regional intensificou ações e operações, a fim de  garantir a manutenção da ordem pública, do patrimônio e a segurança da população, combatendo a ação de infratores e perturbadores do sossego público, uso de substâncias entorpecentes, porte ilegal de armas e outras típicas desse período, inclusive com utilização de etilômetros, decibelímetros(medem nível de barulho/perturbação do sossego) e outros equipamentos. 
 
Foi intensificada, ainda, a fiscalização nas estradas, observando aspectos relacionados ao trânsito, inclusive com utilização de etilômetro, transporte de drogas e armas, bem como a fiscalização e proteção ambiental, particularmente as relacionadas à pesca predatória e degradação do meio ambiente.
 
 
Presos: 
 
No Balanço deste ano, a PM do Norte de Minas Gerais fez 215 operações, registrando 223 ocorrências. 62 pessoas foram presas, durante a folia, na Região. O número de crianças/adolescentes apreendidos chegaram a 11. Os militares apreenderam ainda 24 armas de fogo e 24 armas brancas (faca, facão, estiletes,etc.).
Drogas:
 
Cocaína - 2.367 gramas.
Maconha - 2 mil 577 gramas.
Crack - 421 gramas.
Outras: 4 ampolas e 1 frasco de substância semelhante a lança perfume.  
 
Trânsito: 
 
A embriagues levou 6 motoristas para cadeia, durante a folia 2019, nas ruas e avenidas das cidades Região de Montes Claros(Norte). 240 condutores foram multados, por cometerem infrações de transito nas vias municipais. 5 deles tiveram a carteira apreendida/recolhida. A Policia Militar flagrou 10 pessoas dirigindo sem habilitação. No período, 3 mil 182 veículos foram fiscalizados, 99 removidos.
 
Conseqüências da imprudência ao volante:  
 
65 acidentes deixaram 35 pessoas feridas, nas vias urbanas. Umas das vitimas não teve a sorte de ficar viva.